Muito se pergunta qual a diferença entre Grails e Rails, já que os dois frameworks tão parecidos, vamos ver que além de muitas características em comum, eles possuem propósitos e diferenças fundamentais.
O que é Rails
Ruby on Rails, ou apenas Rails, é um framework Open Source para desenvolvimento Web. Ele usa o ruby com sua linguagem e é focado no rápido desenvolvimento e evolução constante. O Rails usa um padrão chamado MVC (Model-View-Controller), onde se separa a camada de lógica de negócios da camada visualização. Para acelerar o desenvolvimento o
Rails utiliza-se da convenção sobre a configuração, ou seja, não é necessário quase nenhuma configuração, contanto que você siga as convenções de nomes e diretórios. O Rails também possui um poderoso recurso chamado scaffold, que automatiza tarefas repetitivas e libera o desenvolvedor para focar nas questões de negócio.
O que é Grails
Grails é um framework Open Source, baseado na ideia do Rails, porém é escrito em Groovy e feito para rodar na plataforma do Java. O Grails foi escrito em cima de frameworks muito conhecidos do mundo Java como Spring e Hibernate, o que dá maior confiança. Grails é considerado um framework de alta produtividade em ambientes corporativos, é altamente flexível e robusto. Utiliza-se de ideias do Rails como convenção sobre configuração, arquitetura MVC e o scaffold.
Similaridades entre Grails e Rails
Ambos os frameworks, Rails e Grails são muito populares entre os desenvolvedores,e apesar de serem de plataformas distintas, possuem muitas características em comum.
ambos frameworks são focados no rápido desenvolvimento de aplicações para web
exigem pouca ou quase nenhuma configuração para funcionarem
encorajam os desenvolvedores a usarem o desenvolvimento orientado a testes (TDD)
funcionam seguindo o principio de convenção sobre configuração, scaffolding e DRY (Don’t repeat yourself [não repita a si mesmo])
suportam internacionalização e multi-idiomas
ambos podem ser colocados em produção através de um WAR (web archive) do Java, funcionando em servidores como o Tomcat
Principais Características de Grails e Rails
Apesar das muitas similaridades, Grails e Rails possuem muitas diferenças entre si. Os dois estão separados pela linguagem de programação, arquitetura interna, e outras características que os tornam diferentes em muitos aspectos. Característica GrailsRails
Grails e Rails frente a frente
Para facilitar na escolha, vamos colocá-los frente a frente.
Oportunidades de trabalho Grails e Rails
Por causa da facilidade de aprendizado, escalabilidade e alta produtividade, as empresas maiores tem preferido usar o Grails. Porém por causa do baixo custo, maior quantidade de desenvolvedores e facilidade empresas menores preferem o Rails.
Conclusão
Ambos os frameworks possuem muitos prós e contras. Enquanto o Rails é mais popular e mais maduro, o Grails supera pela facilidade de uso, produtividade e escalabilidade. A escolha entre um ou outro dependerá muito da sua infraestrutura, do tipo de projeto e de características da sua equipe.
Use Grails quando a sua equipe já tem conhecimentos prévios de Java, a sua empresa já tenha uma infraestrutura Java.
Use Grails quando o projeto necessitar de escalabilidade, confiabilidade e segurança maior.
Use Rails se a sua equipe esta acostumada com linguagens de Script ( Python, Php, Ruby)
Use Rails quando a sua empresa não dispor de muitos recurso de infraestrutura, ou o projeto requerer recursos mais leves
Use Rails somente se segurança e escalabilidade não forem fatores críticos para o seu projeto
Comments